Folhetos de saúde

Distúrbios da ansiedade

© Equipe Editorial Bibliomed

1) Você sabe o que são os distúrbios de ansiedade?

Os distúrbios da ansiedade são considerados transtornos psiquiátricos (relacionados à mente e ao comportamento humano) apresentados por algumas pessoas em algum momento de suas vidas. São caracterizados por angústia intensa, irritabilidade exacerbada, dificuldade de concentração, entre outros sintomas, que podem ocorrer de forma repetitiva e/ou excessiva.

2) Toda ansiedade é considerada doença?

Não. A ansiedade é um sintoma comum a todas as pessoas. Porém, a partir do momento em que passa a interferir nas atividades do dia-a-dia ou se torna excessiva, passa a ser considerada uma doença, no caso, um transtorno psiquiátrico.

3) A ansiedade é mais freqüente no homem ou na mulher?

Segundo algumas pesquisas, a ansiedade é mais prevalente na mulher, acreditando-se que cerca de uma a cada três apresentam algum distúrbio de ansiedade durante a vida. Já na população masculina, tal situação é vista em um em cada cinco homens. Nota-se que, independentemente dessa freqüência, os distúrbios de ansiedade são a principal causa de transtorno psiquiátrico na prática médica.

4) Os distúrbios de ansiedade podem estar associados a outros sintomas?

Sim. Geralmente, os distúrbios de ansiedade podem ser vistos juntos a outros sintomas considerados estressantes, como por exemplo, o nervosismo e a insônia.

5) O que causa os distúrbios de ansiedade?

A real causa dos distúrbios de ansiedade não está totalmente esclarecida. Provavelmente há contribuição de fatores genéticos e do ambiente, que associados contribuem para o aparecimento dos sintomas da doença.

6) Quais são os tipos de distúrbios de ansiedade que existem?

Existem muitas classificações para os distúrbios de ansiedade. Uma das classificações mais aceitas os subdivide em dois grupos principais: a ansiedade crônica generalizada e a ansiedade episódica semelhante ao pânico. Outros transtornos, apesar de não enquadrados nessa classificação, como as fobias e o transtorno do estresse pós-traumático, também podem ser considerados como distúrbios de ansiedade.

7) Quais são os critérios para enquadrar um distúrbio de ansiedade na classificação proposta anteriormente?

Diversos estudos foram realizados para propor a determinação de critérios rígidos para a classificação dos distúrbios, conforme os sintomas mais comuns, sua duração e circunstâncias que envolvem seu surgimento.

A descrição de cada distúrbio poderá ser obtida em um folheto específico, bem como a melhor forma de abordagem e o tratamento. Lembre-se, somente seu médico poderá orientá-lo em relação a esta condição.

Fonte:

Schiffer RB. Distúrbios Psiquiátricos na Prática Médica. In: Goldman L, Bennet JC. CECIL Tratado de Medicina Interna. 21a ed, Editora Guanabara Koogan S.A. RJ, 2001: 2285 – 2295.