Folhetos de saúde

Sinusite aguda

Equipe Editorial Bibliomed

O que é?

A sinusite é uma afecção dos seios da face, que são espaços ocos presentes nos ossos do crânio e da face. Esses espaços têm comunicações com o nariz, através de pequenos canais. É chamada da aguda a inflamação que dura até 30 dias.

A sinusite aguda é mais comumente causada pela infecção bacteriana, porém outros agentes podem ser causadores da inflamação. Pode ser precipitada pela exposição a alérgenos, como a poeira, o mofo ou o pólen.

Como surge?

A forma mais freqüente de se adquirir a sinusite é por continuidade de infecções de outras estruturas das vias superiores próximas. Assim, o indivíduo que apresentou um quadro recente de rinofaringite ou amigdalite tem maior chance de desenvolver um processo inflamatório nos seios da face.

Essas afecções próximas atuam reduzindo as barreiras naturais de defesa do organismo, o que favorece a ascensão de bactérias até os seios da face, com conseqüente instalação de processo infeccioso-inflamatório.

Quais os principais sintomas?

A apresentação típica da sinusite aguda é composta por dor de cabeça, febre, secreção nasal amarelada, tosse com catarro amarelo-esverdeado, nariz entupido, mau hálito. Quanto mais nova é a criança acometida, mais inespecíficos são os sintomas. Nessas últimas pode haver apenas um quadro gripal mais prolongado, irritabilidade, dificuldade na amamentação, redução do apetite ou abatimento.

Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico da sinusite aguda é essencialmente clínico, ou seja, uma criança que é levada ao médico apresentando os sintomas acima citados, após minucioso exame das vias aéreas superiores, recebe o diagnóstico de sinusite aguda.

Entretanto, alguns casos com sinais e sintomas mais leves ou atípicos, podem necessitar de exames complementares para se definir o diagnóstico. Dessa forma, podem ser solicitados exames de imagem, usualmente uma radiografia dos seios da face, ou até mesmo uma tomografia computadorizada em algumas situações.

Qual o tratamento?

Após o diagnóstico médico de sinusite aguda, o tratamento prescrito consta de um antibiótico capaz de eliminar as bactérias causadoras da infecção. Associam-se medidas gerais para facilitar a drenagem dos seios da face, tais como uma adequada higiene nasal com solução fisiológica e o controle de alérgenos ambientais.

Também é utilizada medicação sintomática, principalmente os analgésicos e antitérmicos. Os casos de repetição ou mais graves devem ser investigados quanto a presença de alguma malformação nas vias aéreas superiores ou outro fator predisponente, devendo então receber o tratamento adequado. Para mais informações e orientações, consulte sempre seu médico.

Fonte:

Alvim CG, Dias LS, Magalhães MEN. Infecções respiratórias agudas. In: Alves CRL, Viana MRA. SAÚDE DA FAMÍLIA: CUIDANDO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Coopmed Editora Médica Belo Horizonte-MG, 2003: 173 – 184.