Folhetos de saúde

Doença de Crohn: Complicações

© Equipe Editorial Bibliomed

1. Quais as complicações mais freqüentes da doença de Crohn?

As complicações freqüentemente observadas na doença de Crohn são as fístulas e os abscessos.

2. Como ocorre o desenvolvimento das fístulas na doença de Crohn?

As fístulas na doença de Crohn ocorrem devido a um aumento das úlceras ou fissuras já existentes no intestino devido à enfermidade. Com o agravamento dessas lesões, pode haver a comunicação da mucosa intestinal com estruturas fora do intestino, seja outras vísceras ou mesmo a parede do abdome, formando as fístulas.

3. Como ocorre a formação dos abscessos na doença de Crohn?

Os abscessos, uma outra complicação da doença de Crohn, se formam a partir da saída do conteúdo do intestino, através de uma fissura, para a cavidade peritoneal (região entre as vísceras abdominais – que existem dentro da barriga).

4. Como se faz o tratamento dos abscessos abdominais?

O tratamento dos abscessos abdominais pode ser feito através de antibióticos e da drenagem do mesmo ou da retirada da parte do intestino acometida.

5. Como é feito o tratamento das fístulas?

As fístulas são tratadas com a retirada da parte do intestino em que elas ocorrem.

6. Qual outra complicação é freqüente na doença de Crohn?

Uma outra complicação freqüentemente observada na doença de Crohn é a obstrução do intestino, principalmente do delgado.

7. Por que pode ocorrer obstrução intestinal na doença de Crohn?

A obstrução intestinal que pode ocorrer na doença de Crohn pode ser devida aos seguintes fatores:

• Processo inflamatório agudo;
• Um aumento do tecido muscular que faz parte do intestino;
• Aderências e fibrose, devido à cicatrização das úlceras;
• Parada/ impactação dos restos alimentares em uma área que sofreu estenose (diminuição/ estreitamento de sua luz devido à fibrose e à cicatrização das lesões da doença de Crohn).

8. Quais outras complicações podem ser encontradas no desenvolver da doença de Crohn?

Além das complicações acima citadas, podem ser encontradas na doença de Crohn as lesões na região do ânus (úlceras, fístulas, fissuras), podendo ocorrer até mesmo na região da virilha e vagina; formação de abscessos na região perianal (próxima ao ânus). Se a doença mantiver sua evolução sem controle, pode levar à incontinência fecal (perda constante de fezes na roupa).

9. A doença de Crohn predispõe ao surgimento de câncer de intestino?

Sim. O desenvolvimento de câncer de intestino é uma condição que pode ocorrer naqueles que possuem a doença de Crohn. Devido a isso, é imprescindível o acompanhamento médico e a realização de exames de imagem periódicos. Porém, mesmo assim, isso não evita o possível surgimento da doença.

Lembre-se, somente seu médico poderá aconselhá-lo na abordagem desta condição. 

Fonte:

JÚNIOR, W.J.S. Doença intestinal inflamatória in: Goldman, L.; Bennett, J. C. Cecil – Tratado de Medicina Interna, 21°ed. Guanabara Koogan. RJ, 2001: 801 –809.