Folhetos de saúde

Dietas especiais para pacientes portadores de doença de Crohn

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é e o que causa a doença de Crohn?

A doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica que atinge a mucosa (membrana interna) dos intestinos. Ocorre mais freqüentemente entre os 10 e 40 anos de idade, acometendo igualmente homens e mulheres. A causa da doença é ainda desconhecida, mas teorias recentes envolvem fatores genéticos, infecciosos e imunológicos. Fatores psicológicos também podem estar envolvidos com os períodos de crise e acalmia da doença.

Quais são os principais sintomas da doença de Crohn?

Os pacientes com doença de Crohn comumente sentem fadiga, experimentam perda de peso, dores abdominais, diarréia e febre. Eles podem também ter problemas oculares, artrite e alterações na pele. Essas manifestações são mais comuns em adolescentes. Em crianças, um dos sintomas  mais precoces da doença de Crohn pode ser um retardo no crescimento. A anemia também é comum, em geral devido à perda de sangue.

Portadores da doença de Crohn precisam adaptar sua dieta?

Sem dúvida que sim. A dieta para portadores da Doença de Crohn deve ter alto teor proteíco-calórico não gerar muito resíduo. Isso ocorre porque dietas ricas em fibras, conhecidas por gerar muito resíduo, podem causar obstrução dos segmentos intestinais mais criticamente afetados.

Como as refeições devem ser divididas durante o dia?

O paciente que sofre com a doença de Crohn costuma adaptar-se melhor à dieta quando esta é dividida em 6 refeições diárias. Devido ao fato de haver restrições, deve-se tomar o cuidado de variar o cardápio sempre que possível para facilitar a aceitação dos pratos.

Crianças e adolescentes doentes recebem a mesma dieta que os adultos?

Não. Com crianças e adolescentes muitas vezes é necessário adaptar-se o suporte nutricional. Alguns pacientes precisam até receber suplementação calórica noturna por sonda nasogástrica, para evitar problemas de crescimento.

Quais tipos de alimentos são mal-tolerados pelos pacientes com doença de Crohn?

Condimentos, temperos marcantes e líquidos frios ou gelados não são bem tolerados e costumam ser excluídos da alimentação. Muitas vezes podem ser necessários suplementos vitamínicos. Não raro é necessário administrar, por via parenteral (na veia ou injeções), doses das vitaminas K e B12, e frequentemente o ferro, já que essas substâncias não são absorvidas adequadamente pelo trato intestinal doente.

Pacientes críticos podem precisar ainda de outros cuidados?

Pacientes gravemente enfermos, cujos intestinos não funcionam satisfatoriamente, são tratados com nutrição parenteral por até 15 dias, poupando assim o intestino.
No caso de se desenvolver esteatorréia (diarréia com presença de gorduras, formando fezes de cor amarelada), as gorduras devem ser retiradas da dieta.

O próprio paciente pode adaptar sua dieta se achar conveniente?

Não! Lembre-se que antes de qualquer atitude com relação à doença o médico deve ser consultado. Somente uma equipe bem treinada está apta a dar ao paciente com doença de Crohn  os cuidados e as informações necessárias para o controle adequado da enfermidade.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)