Folhetos de saúde

Artrite óssea

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é a artrite?

A artrite é uma das doenças mais comuns em vários países. Afeta milhões de adultos e mais da metade da população acometida tem mais de 65 anos. A artrite produz dor e perda de movimentos. Pode afetar as articulações de qualquer parte do corpo. Geralmente é uma doença crônica, o que quer dizer que pode afetar a pessoa por um longo período. Os tipos mais sérios da artrite podem causar inflamação, calor, vermelhidão e dor.

Existe mais de um tipo de artrite?

Existem mais de 100 tipos diferentes de artrite, muitos sintomas distintos e vários tipos de tratamentos. Os estudiosos não conhecem a origem da maioria dos diversos tipos de artrite, mas conhecem alguns tipos melhor que outros.  Para facilitar o estudo, o diagnóstico e o tratamento das artrites, é praxe classificar a doença.

Como é a classificação dos tipos mais comuns de artrite?

Os três tipos mais comuns de artrite, principalmente nas pessoas idosas, são a artrite óssea, a artrite reumática e a gota.

O que é a artrite óssea?

É o tipo mais comum de artrite dos pacientes idosos. Afeta principalmente a cartilagem – tecido que amortece as terminações dos ossos dentro das articulações. A artrite óssea freqüentemente afeta as mãos e as grandes articulações que suportam o peso do corpo, como joelhos e quadris.

O que causa a artrite óssea?

A artrite óssea aparece quando a cartilagem começa a se desgastar. Em alguns casos, toda a cartilagem pode se desgastar, fazendo com que os ossos se toquem. Os sintomas podem ir desde um inchaço acompanhado de dor moderada, até uma severa dor articular.

Existem explicações para o aparecimento da artrite?

Os estudiosos acham que a artrite nas diferentes articulações pode ter diversas causas. A artrite óssea das mãos ou quadris pode ter origem familiar. A artrite óssea dos joelhos está associada com excesso de peso. Lesões ou um excesso de uso podem ser a causa da artrite óssea, que acomete as articulações dos joelhos, quadris ou mãos.

Como se trata artrite óssea?

Repouso, exercícios leves, uma dieta saudável e uso correto das articulações são partes importantes de qualquer programa de tratamento para a artrite. O tratamento é diferente segundo cada tipo de artrite.

Qual a cura para a artrite óssea?

Até o momento não existe um tratamento que cure a artrite óssea, exceto a cirurgia para substituição das articulações. No entanto, melhorar a maneira como se utilizam as articulações, por meio de repouso e exercícios adequados e controle de peso, podem  ajudar a controlar a dor.

Como é possível conseguir o controle da artrite?

Existem alguns medicamentos que ajudam as pessoas a controlar a dor da artrite óssea. Estes medicamentos reduzem a inflamação, e cada um deles tem seu perfil diferenciado quanto a eficácia e efeitos secundários. Lembre-se de buscar ajuda de um médico sempre que achar necessário. Os medicamentos, o repouso e o exercício supervisionado são a melhor combinação para o alivio dos sintomas, mas também é importante manter o foco nos aspectos positivos da vida.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)