Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Ultra-sonografia (US) de abdome inferior masculino (código da AMB 4.09.01.17-3)

O que é o exame: consiste na movimentação de um transdutor sobre o abdome inferior de uma paciente do sexo masculino recoberto por gel, havendo emissão e detecção de ondas de ultra-som que são transformadas em imagem e transmitidas em um monitor.

Para que serve: é um exame que permite a visualização da próstata, bexiga e vesículas seminais, podendo ser avaliado sua forma, ecogenicidade, tamanho e alterações presentes. Ainda mede o volume prostático e quantifica o resíduo pós-miccional. Auxilia detecção de doenças prostáticas em geral, aumento da próstata, crescimento anormal, presença de nódulos e câncer, além de poder ajudar no diagnóstico de infertilidade masculina.

Instruções para a realização do exame: deve-se ingerir 2 a 3 copos de líqüido uma hora antes para que a bexiga fique cheia. Não urinar antes do exame.

Riscos: não há riscos importantes relatados para o exame, não havendo utilização de radiação ionizante.

Figura 1: US de abdome inferior masculino - Próstata normal

Figura 2: US de abdome inferior masculino - Vesículas seminais D e E normais

Figura 3: US de abdome inferior masculino - Vesículas seminais D e E normais (esq.) e resíduo vesical pós-miccional de 13,0 mL (dir.)

Fonte: - PAUL, Lester W.; JUHL, John H; CRUMMY, Andrew B; KUHLMAN, Janet E. Interpretação radiológica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2000. 1186 p.

- Radiological Society of North America, Inc. (RSNA)