Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Fragilidade capilar (Prova do laço ou Prova de Rumpel-Leede) (código AMB: 4.03.04.53-1)

Características do exame: observação da pele, após a colocação de um garrote, que interrompa a circulação venosa, durante um período de tempo determinado.

Descrição do exame: Durante 5 minutos é mantida uma pressão elevada sobre um membro (geralmente o braço), usando-se um garrote ou um manguito inflado. Em seguida é realizada a contagem do número de petéquias (pequenas manchas hemorrágicas, que apareçam em um círculo de 5 cm de diâmetro).

Tempo gasto para a realização da prova do laço: 5 a 10 minutos.

Finalidade: determinar a fragilidade das paredes capilares e estimar a tendência à hemorragia. Ajuda a reconhecer a trombocitopenia.

Preparação prévia: não é necessária. Não repetir no mesmo membro antes de 7 dias.

Resultados:

Valores normais: nenhuma petéquia, ou até no máximo 10 petéquias, em uma área de 5 cm. Escala para informar o número de petéquias:

0 a 10 = 1+
10 a 20 = 2+
20 a 50 = 3+
50 ou mais petéquias = 4+

Valores aumentados: podem indicar coagulação intravascular disseminada, diminuição do fibrinogênio, diminuição da protrombina, deficiência de fator VII, trombocitopenia, tromboastenia, doença de Von Willebrand, deficiência de vitamina K. Pode estar associado a doenças não relacionadas com as patologias da coagulação como: escarlatina, hipertensão, diabetes, gripe, sarampo, escorbuto, dengue.

Confiabilidade dos resultados: boa.

Medicamentos que podem alterar os resultados: Corticoesteróides.