Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Coombs indireto (código da AMB 4.03.04.88-4)

O que é o exame: coleta de sangue venoso para pesquisa, no soro, de imunoglobulinas IgG ou frações do complemento ligadas às hemácias.

Para que serve: útil no pré-natal de gestantes com sangue Rh negativo para avaliar a possibilidade de eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido), na triagem de anemias hemolíticas e provas transfusionais.

- Em gestantes com sangue Rh negativo, a ausência de anticorpos anti-Rh no sangue resulta num resultado negativo no teste de Coombs indireto, estando indicado a repetição mensal do teste até o parto. A presença de um resultado positivo no teste traduz isoimunização (incompatibilidade Rh com o feto) e merece acompanhamento especializado durante todo o curso da gestação.

Valor de referência: negativo

Instruções para a realização do exame: a paciente deve informar se está grávida, a idade gestacional, número de filhos e história patológica pregressa gestacional.

- Não é necessário jejum.

Fonte: - Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini.

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

- Corrêa, Mário Dias; Melo, Victor Hugo de; Aguiar, Regina Amélia Lopes Pessoa de; Corrêa Júnior, Mário Dias. Noções práticas de obstetrícia. 13.ed. Belo Horizonte: Coopmed - Cooperativa Editora e de Cultura Médica LTDA, 2004. 915 p.