Ver fotos de pós-parto no Instagram pode distorcer expectativas das novas mães

Comment

Saúde mental

Milhões de mulheres verificam rotineiramente o Instagram após o parto, apenas para ver postagens de outras novas mães mostrando a rapidez com que voltaram à forma antes da gestação. É claro que fotos como essas podem ser um verdadeiro infortúnio para mulheres que não têm tempo ou recursos para perder peso na gravidez tão rapidamente, fazendo com que elas se sintam fracassadas por não conseguir os mesmos resultados.

Realizado na Universidade de Sydney, na Austrália, o estudo analisou 409 imagens do Instagram com a hashtag #postpartumbody (corpo pós-parto) direcionadas a mulheres. Os pesquisadores avaliaram as fotos das mulheres usando critérios como quantidade estimada de gordura corporal, níveis de musculatura, a forma como as mulheres posavam e o que vestiam.

Suas descobertas: mais de um terço (37%) das mulheres nas fotos tinham baixos níveis de gordura corporal, outros 54% tinham o que era considerado gordura corporal média e apenas 9% tinham o que seria considerado gordura corporal alta. Quase metade (48%) das fotos dessas mulheres no pós-parto tinham o que os pesquisadores chamaram de músculos definidos ‘visíveis’ ou um alto nível de definição muscular. Quatro em cada 10 mulheres nas fotos usavam roupas de ginástica.

A conclusão dos pesquisadores foi de que mulheres com menor gordura corporal e em trajes de fitness são mais propensas a postar imagens de si mesmas no Instagram do que mulheres com maior gordura corporal. Os autores acreditam, também, que "visualizar essas imagens pode piorar a satisfação corporal nesta fase da vida já vulnerável".

Fonte: Healthcare. DOI: 10.3390/healthcare10091802.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *