Mulheres sem filhos e com problemas de infertilidade sofrem risco de demência

2 Replies

Comportamento Maternidade Saúde da mulher

Pesquisadores da Dinamarca descobriram que mulheres sem filhos e com problemas de fertilidade estão sob maior risco de hospitalização por doenças psiquiátricas. Pesquisa realizada no Centro Dinamarquês de Pesquisa do Câncer envolveu 98.737 mulheres submetidas a testes de infertilidade entre 1973 e 2008.

As mulheres foram monitoradas a partir da data de seu teste de fertilidade até a data do evento psiquiátrico, data da morte, de internação ou dia 31 de dezembro de 2008, o que ocorresse primeiro. O tempo de segmento médio da pesquisa foi de 12,6 anos, sendo que 54% das mulheres conseguiram ter filhos.

Quase 5.000 mulheres foram hospitalizadas por distúrbios psiquiátricos, sendo o diagnóstico mais comum entre elas de “transtornos de ajustamento, ansiedade e transtorno obsessivo compulsivo” seguido de “transtornos afetivos, incluindo depressão”. Entre essas, aquelas que não conseguiram engravidar tiveram 18% mais chances de sofrer com demência.

2 comments

  1. clery aparecida dutra alves

    ” nossa tenho infertilidade cheguei a começar o tratamento mais sou paciente de alto risco e lendo isso agora fiquei chocada,mais em alerta,tendo me ocupar o maximo para nao ter uma depressao trabalho fora, faço ginastica,tenho amigos e tendo nao me isolar do mundo”

  2. Gisele van Sermondt

    Eu tenho 47 anos, nao tive filhos por opcao, ou seja, nunca quis te-los e nao tenho absolutamente nenhum problema, pelo contrario, amo a minha vida sem filhos, sou casada, muito feliz, tenho uma vida saudavel, viajo, passeio, tenho tempo pra mim, pra me cuidar, pro meu marido, ou seja, acho que talvez as mulheres que queiram engravidar muito e nao conseguem podem ter problemas como depressao, ou outras doencas de fundo psicologico, com certeza nao eh o caso dos Childfree.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *