Minoxidil pode ajudar a reverter queda de cabelo na radioterapia

Comment

Medicina

O tratamento com minoxidil tópico, um medicamento de venda livre para o crescimento do cabelo em homens e mulheres, ajuda a restaurar a queda de cabelo causada pelo tratamento com radiação para tumores cerebrais e outros tipos de câncer de cabeça e pescoço, descobriu um estudo realizado pelo Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, nos Estados Unidos.

Os pacientes sofreram de alopecia persistente induzida por radiação, ou perda de cabelo, como resultado do tratamento do câncer. A queda de cabelo na radioterapia é um fenômeno dependente da dose e foi associada especificamente a altas doses de radiação aplicadas no couro cabeludo. Além disso, a radioterapia foi associada a um aumento de seis vezes no risco de queda de cabelo.

Embora esse tipo de queda de cabelo varie em gravidade e duração, pode ser particularmente pronunciada em pacientes que se submetem a tratamento para tumores cerebrais, tumores da coluna e câncer de cabeça e pescoço, como câncer de garganta, porque a radiação muitas vezes atinge a área no couro cabeludo ou perto dele.

No estudo, os pesquisadores avaliaram 70 pacientes com idades entre 4 e 75 anos, que tinham um tumor no sistema nervoso central ou uma forma de câncer de cabeça e pescoço. Quarenta dos 70 pacientes tiveram queda de cabelo moderada ou grau 1, enquanto 29 tiveram evidência de queda de cabelo "localizada" – confinada à área tratada com radiação – e 25 mostraram padrões de queda de cabelo difusos ou mistos.

Trinta e quatro pacientes foram tratados com minoxidil após a radioterapia, dos quais 28 experimentaram crescimento do cabelo em apenas três semanas. Além do tratamento bem-sucedido com minoxidil, dois pacientes responderam bem ao transplante de cabelo e um paciente respondeu bem à reconstrução cirúrgica plástica do couro cabeludo.

Fonte: JAMA Dermatology. DOI: 10.1001/jamadermatol.2020.2127.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *