Governo brasileiro pode importar médicos espanhóis e portugueses

Comment

Medicina

O ministério da saúde já havia informado que estava iniciado negociações com Cuba para que médicos do país venham trabalhar em localidades carentes de profissionais de saúde no Brasil. Agora, no dia 14 deste mês, o ministro Alexandre Padilha anunciou que também serão convidados médicos da Espanha e de Portugal, países onde a crise econômica deixou centenas de trabalhadores da área desempregados.

A Associação Médica Brasileira já se manifestou contra essas medidas, alertando que irão procurar a justiça caso os profissionais estrangeiros não passem por exames rígidos de habilidade, atitude e conhecimento. De acordo com Floriano Cardoso, presidente da organização, o governo de Dilma Rousseff será responsável por erros causados por esses profissionais.

Atualmente a validação de diplomas de medicina obtidos no exterior é feita pelo Ministério da Educação. Quem tenta a validação deve passar por uma avaliação, sendo que no ano passado 91,6% dos 922 inscritos foram reprovados. A nota mínima exigida para as provas é de aproximadamente 60%.

Fonte: Folha de São Paulo, 14 de maio de 2013

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *