De acordo com orientação da American Association of Diabetes Educators, portadores de diabetes devem ficar atentos ao calendário de vacinação e tomar todas as vacinas recomendadas. Isso porque o diabetes reduz a capacidade do sistema imunológico de combater certas infecções, aumentando o risco de complicações graves de doenças contra as quais as vacinas protegem – incluindo gripe, pneumonia, hepatite B, tétano e herpes zoster.
A American Association of Diabetes Educators recomenda as seguintes vacinas aos diabéticos:
- A vacina contra a gripe é a melhor proteção contra a gripe sazonal. Para alguém com diabetes, complicações de saúde da gripe podem incluir aumento dos níveis de açúcar no sangue, pneumonia, bronquite, sinusite e infecções de ouvido.
- A vacina Tdap protege contra três doenças graves causadas por bactérias: tétano, difteria e coqueluche (tosse convulsa). Você deve receber a vacina Tdap a cada 10 anos.
- A vacina contra zoster reduz o risco de desenvolvimento do chamado “cobreiro” e da neuralgia pós-herpética, doenças graves para pessoas não vacinadas à medida que envelhecem. Pessoas com 50 anos ou mais, deveria tomar a vacina contra o zoster.
- O diabetes aumenta o risco de morte por infecções pneumocócicas, que podem incluir infecções dos pulmões, sangue, ouvido e revestimento do cérebro e da medula espinhal. As pessoas com diabetes devem receber a vacina pneumocócica uma vez antes dos 65 anos e mais duas depois.
- A hepatite B pode ser transmitida através de medidores de glicose no sangue compartilhados, dispositivos de dedo e outros equipamentos de tratamento de diabetes; por isso é essencial que pessoas com diabetes sejam vacinadas contra a hepatite B. A vacina é recomendada para pessoas com menos de 60 anos; consulte seu médico sobre a vacina.
Fonte: American Association of Diabetes Educators.