Diabetes gestacional pode estar relacionada ao risco de doença cardíaca

Comment

Saúde da mulher

destaque_gravidezEstudo publicado na JAMA Internal Medicine mostrou uma ligação entre o diabetes gestacional e um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares a longo prazo.

O diabetes gestacional é uma condição de tolerância à glicose que ocorre na gravidez e foi identificado como um fator de risco para doenças cardiovasculares em mulheres pela American Heart Association. A associação é baseada em pesquisas anteriores que relacionam diabetes gestacional e marcadores para risco cardiometabólico.

Para o atual estudo, pesquisadores examinaram uma história de diabetes gestacional em quase 90 mil mulheres em idade fértil que participaram no Nurses Health Study 2. Dessas, 5,9% (5.300 gestantes) tinham diabetes gestacional. Os pesquisadores descobriram que novos eventos de doenças cardiovasculares primárias ocorreram em 1.161 mulheres com diabetes gestacional durante os 26 anos de acompanhamento, incluindo 612 ataques cardíacos e 553 acidentes vasculares cerebrais.

Esses dados revelam um risco maior de doença cardiovascular em mulheres com história de diabetes gestacional do que aqueles que não experimentaram a condição. Os pesquisadores observam que o risco geral de doenças cardiovasculares entre as mulheres foi superior nas mulheres brancas quando comparadas a outras etnias.

O estudo revelou, também, que a adoção de hábitos de vida saudáveis durante a gestação, com controle da alimentação e prática de atividade física, pode diminuir o risco cardiovascular para mulheres com histórico de diabetes gestacional.

Embora o estudo revele um risco elevado de doença cardiovascular para algumas mulheres, os pesquisadores ressaltam a necessidade de novos estudos e acompanhamento contínuo para avaliar de forma mais completa os efeitos a longo prazo da diabetes gestacional.

Fonte: JAMA Internal Medicine, October 16, 2017. DOI:10.1001/jamainternmed.2017.2790

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *