Acupuntura e acupressão pode ajudar a reduzir a dor do câncer

Comment

Medicina

A dor é um sintoma angustiante experimentado por mais de 70% dos pacientes com câncer, mas inadequadamente controlado em quase 50% desses pacientes. Embora a escada analgésica da Organização Mundial da Saúde ofereça abordagens eficazes para aliviar a dor do câncer, a dependência de analgésicos e a efeitos adversos de intervenções farmacológicas apresentam desafios críticos para o manejo da dor. Como a dor é multidimensional, é necessária uma abordagem multidisciplinar e abrangente para controlar a dor com sucesso.

Estudo publicado na revista JAMA Oncology mostra que uma alternativa aos tratamentos medicamentosos para a dor é a acupuntura. Uma revisão de 14 ensaios clínicos mostrou que as pessoas tratadas com as duas abordagens em geral precisavam de menos analgésicos prescritos para resolver seu desconforto. A acupressão (técnica na qual os praticantes geralmente usam as mãos, exercem pressão em certas regiões do corpo) também apresentou resultados semelhantes. 

Embora tenham se tornado cada vez mais populares nos Estados Unidos, principalmente nos últimos 20 anos, muitos médicos relutam em recomendá-los, dada a relativa falta de evidências científicas que apoiam seu uso.

Para a análise, os autores selecionaram estudos já publicados que comparavam acupuntura e acupressão com controle simulado para o tratamento da dor oncológica. Ao todo, eles identificaram 14 ensaios clínicos controlados e randomizados que registraram um total de 920 participantes que atendiam aos seus critérios de inclusão.

Os autores observaram que sete dos estudos que “eram notáveis ​​por sua alta qualidade (e) julgados com baixo risco de viés” demonstraram que a acupuntura estava associada à redução da intensidade da dor – com uma diferença média de -1,38 pontos em uma avaliação. Escala de 1 a 10 – em comparação com um controle falso ou placebo.

Além disso, seis dos estudos mostram que, quando combinados com analgésicos prescritos, a acupuntura e a acupressão reduzem a intensidade da dor em uma diferença média de -1,44 pontos em uma escala de 1 a 10.

Os autores explicam que integrar a acupuntura nos planos de tratamento da cor e dos sintomas para pacientes com câncer continua sendo um desafio, porque muitos seguros e planos de saúde ainda não oferecem em sua cobertura e muitos pacientes não têm condições de arcar com o custo do tratamento privado.

Fonte: JAMA Oncology. DOI: 10.1001/jamaoncol.2019.5233.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *