Cerca de 10% da população mundial é afetada por deficiências específicas de aprendizagem, como a dislexia e o autismo, os dizem pesquisadores britânicos.
Segundo Brian Butterworth, da University College London’s Institute of Cognitive Neuroscience, existem muitas desordens do desenvolvimento neurológico que podem dar origem a dificuldades de aprendizagem, mesmo em crianças com inteligência aparentemente normal ou elevada.
Dificuldades de aprendizagem específicas surgem a partir do desenvolvimento cerebral atípico, com causas genéticas e ambientais complicadas, gerando doenças como a dislexia, discalculia (dificuldade em aprender ou compreender aritmética), transtorno de atenção, transtorno do espectro do autismo e distúrbio específico de linguagem.
A ocorrência isolada de uma dessas condições já caracteriza um desafio para o aprendizado e para o professor que lida com essas crianças. A pesquisa chama atenção para o fato de que, muitas vezes, esses problemas coexistem na mesma criança, o que aumenta a complexidade do caso.
O estudo foi publicado na revista Science.
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