Artigos de saúde

Hipertensão arterial na criança

© Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- Introdução
- Sintomas
- Diagnóstico
- Tratamento

Introdução

Embora mais comum em adultos, a hipertensão pode acometer crianças. A pressão arterial é a força com que o sangue se move através das artérias, empurrando suas paredes. Assim como nos adultos, em crianças, a hipertensão pode não apresentar sintomas, o que é conhecido como hipertensão silenciosa. Estima-se que entre 3% e 15% das crianças e adolescentes podem ser hipertensos.

Sintomas

A hipertensão pode ser assintomática, ou apresentar sintomas como cefaleia, irritabilidade, alteração do sono, alterações renais (hematúria, edema) ou cardíaco (dor torácica, dispneia, palpitação).

Diagnóstico

O diagnóstico da hipertensão na infância é feito através de exames físicos. Toda criança a partir dos três anos deve ter sua pressão medida pelo menos uma vez ao ano. Para as crianças menores de três anos, deve-se considerar história neonatal de prematuridade (nascimento antes das 32 semanas), baixo peso ao nascer, cateterismo umbilical, complicações que requerem UTI, doenças cardíacas (cardiopatias congênitas corrigidas ou não), transplantes (medula óssea ou órgãos sólidos), neoplasias, uso de drogas hipertensoras (corticoides), doenças associadas como anemia falciforme, neurofibromatose, esclerose tuberosa, aumento da pressão intracraniana, doenças renais, malformações nefrourológicas, infecções do trato urinário, hematúria e proteinúria.

Crianças e adolescentes em uso de medicamentos hipertensores, tenham doença renal, diabéticos, com história de obstrução do arco aórtico ou coartação da aorta, ou que estejam acima do peso devem ter a pressão medida em todas as consultas médicas. Deve-se considerar alterações em órgãos-alvo, bem como a realização do exame de MAPA, que mede a pressão arterial a intervalos programados, habitualmente a cada 20 minutos, durante 24 horas. Histórico familiar de hipertensão também é um fator de risco a ser considerado. Os exames complementares são realizados de acordo com histórico médico, exame físico e achados iniciais.

Tratamento

O tratamento envolve mudanças no estilo de vida, com prática de atividade física e mudanças alimentares, com redução de sal, alimentos processados, carnes gordas, doces e bebidas ricas em açúcar.

Em alguns casos, é preciso utilizar medicamentos para controle da hipertensão podem ser utilizados em alguns casos. É importante, também, monitorar a adesão ao tratamento e os possíveis efeitos colaterais.

Copyright ©  Bibliomed, Inc.