Artigos de saúde

Dia dos Namorados: Cuidado com a Enxaqueca

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste Artigo:

- Enxaqueca
- Cefaleias desencadeadas por atividade sexual
- Fatores desencadeantes das Enxaquecas

"Neste Dia dos Namorados, pense duas vezes no chocolate, no vinho, nas flores, nos banhos de espuma românticos. O dia de Cupido pode se transformar em uma armadilha para aqueles que sofrem de enxaquecas."

Enxaqueca

A enxaqueca é um problema muito comum. Estudos mostram que uma a cada cinco pessoas no mundo sofre da doença. Além de dor de cabeça forte, a pessoa com enxaqueca pode apresentar uma série de outros sintomas, como náuseas, vômitos, tonturas, visão embaçada, formigamentos pelo corpo, etc.

Segundo especialistas, entre os alimentos comuns que desencadeiam a enxaqueca estão o vinho tinto, chocolate e os queijos (exceto o queijo fresco) – muitos deles freqüentes na comemoração do Dia dos Namorados. Outros produtos que também podem levar ao surgimento da enxaqueca e que são freqüentemente encontrados entre os namorados no seu dia são os perfumes, as flores, velas aromáticas, e mesmo os banhos de espuma com sais aromáticos.

As mulheres têm uma tendência três vezes maior do que os homens para o surgimento deste tipo de enxaqueca, desencadeada por alimentos e por perfumes.

Cefaleias desencadeadas por atividade sexual

Um outro tipo de situação são as dores de cabeça (cefaleias) que são desencadeadas pela atividade sexual, algo que pode ocorrer no Dia dos Namorados. Existem 3 tipos destas dores de cabeça originadas pelo sexo.

A mais comum destas cefaleias é a de tipo explosivo, que acontece no momento do orgasmo. Estas cefaleias podem fazem as enxaquecas parecerem brandas, quando comparadas a elas. Segundo especialistas, caso uma pessoa tenha dois ou três destes episódios, poderá passar inclusive a ter medo de ter uma nova relação sexual.

A dor de cabeça explosiva que surge durante a relação sexual pode ser acompanhada por sensibilidade aumentada às luzes e mal-estar, mas geralmente desaparece em 20-60 minutos. Os homens têm uma maior probabilidade de apresentar este tipo de problema.

O segundo tipo de cefaléia ligado ao sexo é a tensional, que não é tão ruim quanto a do tipo explosivo. Afeta homens e mulheres. Ela se apresenta como uma sensação de peso na cabeça, e surge quando a pessoa se aproxima do orgasmo.

O terceiro tipo de cefaléia ligada ao sexo é a posicional, e surge após a relação sexual. Ela tende a piorar se a pessoa se assenta ou se levanta. Para melhorar, deve-se deitar novamente. Acredita-se que este tipo de cefaléia surja possivelmente devido a uma laceração na membrana que reveste a medula espinhal, deixando escapar o líquido cérebro-espinhal (líquor), e portanto causando a dor de cabeça.

Fatores desencadeantes das Enxaquecas

Veja abaixo o quadro com os Fatores Desencadeantes das Enxaquecas, segundo a National Headache Foundation:

Fatores Desencadeantes das Enxaquecas

Causas físicas e ambientais:

• Tensão

• Fadiga

• Sono em excesso ou falta de sono

• Jejum ou falta de uma refeição

• Alimentos ou medicamentos que afetem o diâmetro dos vasos sangüíneos

• Cafeína

• Chocolate

• Álcool

• Períodos menstruais

• Mudanças hormonais

Alimentos e Dieta:

Acredita-se que alimentos específicos possam ativar pelo menos 30 por cento das enxaquecas.

Os principais alimentos que o paciente com enxaqueca deve evitar são: queijos (exceto queijo fresco); chocolate; café em excesso; qualquer alimento fermentado; alimentos contendo aspartame (adoçante artificial); alimentos contendo glutamato monossódico (muito usado na cozinha chinesa, e que leva pessoas predispostas a ter uma enxaqueca denominada "síndrome do restaurante chinês"); frutas cítricas, salsicha, salame. Todos os alimentos em conserva devem, em geral, ser evitados.

Ainda, os vinhos tintos e a maioria das bebidas alcoólicas; queijos envelhecidos e carnes processadas (inclusive pizza e cachorros quentes); amendoim; fígados de galinha; alimentos em conserva; pães e bolachas que contêm queijo; feijões grandes, ervilhas, lentilhas. Os alimentos para comer em moderação incluem: abacates, bananas, frutas cítricas, figos, passas, ameixas vermelhas, framboesas, e chocolates.

Copyright © Bibliomed, Inc. 12 de Junho de 2013.