Artigos de saúde

Brasil - epidemia de Aids estabilizada

Belo Horizonte (Bibliomed.com.br) - O Ministério da Saúde acredita que a epidemia de Aids esteja estabilizada em todo o Brasil. Segundo o ministro da Saúde, José Serra, em informação divulgada em agosto de 2001, até março deste ano foram registrados em todo o território nacional 210.447 casos da doença.

No ano passado, havia no País 597 mil pessoas portadoras do HIV e, em 1998, esse número era de 536 mil soropositivos, o que indica uma tendência geral de estabilização da epidemia. De acordo com Serra, levando-se em conta o crescimento populacional no período e a margem de erro da estimativa, os números podem ser considerados iguais.

Dos casos verificados até agora, 155.792 são homens e 54.660, mulheres. A transmissão sexual responde por 67% dos casos notificados no último ano, sendo que a prática heterossexual ainda é responsável pela maioria dos novos casos (46%). A prática homossexual é responsável por 12,2% dos casos e a bissexual por 9% das notificações.

Pesquisa feita em sete capitais brasileiras, com 800 pessoas, durante as passeatas do Orgulho Gay, em julho deste ano, e também em saunas, boates, e bares freqüentados por homossexuais constatou que o uso de preservativo não caiu, como ocorreu nos Estados Unidos em decorrência de um relaxamento dos pacientes devido à terapia anti-retroviral.

Embora de uma maneira geral a pesquisa demonstre uma conscientização dos homossexuais sobre a Aids e o uso do preservativo como única forma de prevenir a doença, o Ministério da Saúde está preparando uma campanha direcionada e este público específico. Ela deve ser lançada em meados de outubro.

Em relação ao perfil dos homossexuais brasileiros, a última pesquisa mostrou que eles são um grupo com alta escolaridade em relação à média brasileira geral e que a primeira relação homossexual acontece por volta dos 16 anos.

O Ministério prepara também um estudo mais aprofundado das práticas de risco, inclusive com testagem do HIV, que será realizado em 12 regiões metropolitanas para apoiar ações de intervenção que possam reverter qualquer tendência de crescimento.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.                 03 de Dezembro de 2001.