Artigos de saúde

Deglutição de Corpo Estranho

Definição

A maioria dos artigos engolidos por crianças, que não alimentos, são moedas. As moedas de menor tamanho quase sempre passam com facilidade. As maiores (e em alguns casos mesmo as menores) podem entalar em um segmento estreito do esôfago. Os objetos perigosos são os pontiagudos, tais como pregos ou palitos de dentes. O vidro engolido em geral passa pelos intestinos sem causar dano. As baterias de relógio (em forma de botão) são perigosas, já que contém ácido ou álcali, que pode danificar o epitélio do intestino.

Cuidados em casa

1. Teste diagnóstico de deglutição

Se não há sintomas, dê a seu filho um pouco de água para beber. Se isto não produzir sintomas, faça-o comer um pedaço de pão ou outro alimento sólido macio à base de carboidratos. Se isto passar pelo esôfago sem problemas, o objeto indubitavelmente se encontra no estômago. Os corpos estranhos deglutidos quase sempre chegam ao estômago, vão para os intestinos e são expulsos em uma defecação normal em 3 a 4 dias. Não há nada que você possa fazer para acelerar o processo.

2. Exame das fezes

Normalmente, as fezes não precisam ser examinadas para determinar a presença de objetos que sejam pequenos e lisos. Porém, para os objetos compridos ou pontiagudos, grandes (de mais de 2.5cm), ou valiosos, as fezes devem ser recolhidas em uma fralda ou jornal. Corte as fezes com uma lâmina ou passe-as através de uma peneira (tela de metal) até encontrar o objeto.

3. Prevenção

As crianças pequenas que põem tudo na boca devem ser protegidas dos objetos pequenos que possam ser engolidos acidentalmente. Verifique periodicamente os pisos para que não hajam moedas, botões, jóias, brinquedos pequenos, alfinetes e similares.

As baterias em forma de botão que são usadas em relógios, câmeras fotográficas, etc., contém produtos químicos cáusticos e podem provocar lesões intestinais ou a morte se forem engolidas. Guarde-as e jogue-as fora cuidadosamente.

Evite colocar brincos em meninas menores de 4 anos.

Guarde os artigos de costura em lugar alto.

Procure o médico de seu filho imediatamente se:

-
A criança estiver sufocada ou tiver dificuldades para respirar (chame uma ambulância).

Procure o médico de seu filho novamente se:

-
Houver revisado as fezes e não tiver visto o objeto engolido em 3 dias.
- Nas 2 semanas seguintes apresentar-se dor abdominal, vômitos ou fezes com sangue.
- Tiver outras perguntas ou preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems