Artigos de saúde

Resfriados

Resfriado é a denominação genérica de um grupo de doenças freqüentes, causadas normalmente por vírus. São altamente contagiosas pelo ar ou pelo contato físico (roupas, talheres). Tomar certas precauções como levar a mão à boca quando tossir e lavar as mãos podem ajudar a prevenir e evitar a transmissão da doença.

Geralmente são um problema da saúde extenso favorecido pelas mudanças de temperatura e outras circunstâncias que aumentam a vulnerabilidade das pessoas (estresse, cansaço, má alimentação).

Os sintomas mais comuns são a destilação nasal, espirros, olhos lacrimejantes, dores de garganta, rouquidão e tosse, dores de cabeça, musculares e febre leve.

Estes processos não são curados por medicamentos, estes vão apenas aliviar os sintomas. A remissão é espontânea se as infecções bacterianas não complicarem o processo. Ou seja, as defesas naturais do organismo restauram a normalidade em menos de uma semana.

Medidas Domésticas Gerais

- Caso haja febre, repouso na cama, em casa fresca e seca, com roupa leve, abundante ingestão de líquidos para repor a água eliminada pela sudorese.
- Evitar o esforço físico.
- Dieta líquida com leite, sopas, sucos de fruta e outros alimentos saudáveis
- Os fumantes devem abster-se de fumar.

Tratamento

Há muitos medicamentos para aliviar os sintomas: dor de cabeça, congestão nasal, surdez, tosse, etc.

Aconselha-se a utilização de produtos com poucos ingredientes, que tratem somente os sintomas presentes. Muitas vezes um analgésico é suficiente.

Deve-se Consultar o Médico

- Se não houver melhora em cinco dias, pois pode ter havido infecção bacteriana.
- No caso de pacientes especialmente sensíveis: idosos, crianças, doentes crônicos ou pessoas debilitadas.
- No caso de dor frontal, febre acima de 39 graus, rouquidão persistente, dificuldade para respirar e tosse repetitiva, seca e dolorosa.

Copyright © 2000 eHealth Latin America