Artigos de saúde

Prevenção de Queimaduras

Siga estas orientações para proteger seu filho das queimaduras comuns.

- Nunca beba nada quente (como café, chá ou chocolate) quando segurar um bebê nos braços. Ele provavelmente vai tentar pegar a bebida e vai se queimar.
- Use os queimadores da parte de traz do fogão e deixe os cabos das panelas voltados para dentro do fogão.
- Se seu filho já estiver andando, mantenha longe da borda da mesa ou do fogão líquidos quentes e utensílios (como cafeteiras, etc). Uma queimadura com líquidos fervente deixa cicatrizes permanentes.
- Abaixe o aquecedor para 54ºC ou ao nível "médio baixo". A água que se aquece a altas temperaturas pode causar queimaduras em 2 ou 3 segundos. Confira a temperatura com termômetro para doce.
- Vigie as crianças quando estiverem perto de fogões, lareira ou aquecedores de qualquer classe.
- Use roupa de cama resistentes a chamas.
- Abandone o cigarro, ou pelo menos descarte cuidadosamente. Os cigarros são a causa mais comum de incêndios domésticos.Deixe os isqueiros fora do alcance de crianças. Até uma criança de dois anos pode ligá-lo e jogá-lo no chão.
- Instale detectores de fumaça em cada andar da casa. Faça uma revisão mensal. Morre-se mais por inalação de fumaça do que por queimaduras. Os alarmes detectam a fumaça antes que possa sentir o cheiro.
- Ensine seus filhos a protegerem-se caso ocorra um incêndio em casa. Ensine-os a sair. Ensaie e pratique uma simulação de incêndio.
- Antes de colocar uma criança com menos de um ano no assento do automóvel, verifique a temperatura do assento. Os cintos de segurança podem causar queimaduras de segundo grau. Sempre que você estacionar no sol, cubra o assento com uma toalha ou lençol.
- Evite os fogos de artifício. Só permita seu uso por crianças maiores e sob supervisão de adultos. Além das queimaduras, os fogos causam 300 casos de cegueira anualmente.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems