Artigos de saúde

Mordidas de Cobras

Cobras Venosas

Definição

Nos Estados Unidos, as serpentes venenosas são a cobra cascavel, a serpente cabeça de cobre, a serpente mocassim d'água e a cobra coral. Felizmente, em quase 30% das mordidas de cobras venenosas não é injetado nenhum veneno (mordida seca). Se o veneno for injetado, as marcas dos dentes começarão a arder e a doer em menos de 5 minutos e a inchar em menos de 30 minutos. Portanto, apenas inicie os primeiros socorros se ocorrerem estes sinais.

Procure IMEDIATAMENTE seu médico em todos os casos.

Primeiros socorros para as mordidas de cobras venenosas

1-Transporte

Procure o pronto-socorro do hospital mais próximo tão rápido quanto possível. A parte mais importante do tratamento é a administração do soro antiofídico e ele deve ser administrado até no máximo 4 horas após a mordida. Para reduzir a absorção do veneno, faça com que seu filho permaneça deitado e quieto durante o socorro. Se a mordida for no braço, retire qualquer anel ou pulseira antes que haja inchaço.

2-Incisão e sucção das mordeduras de cobras venenosas

Se você está a mais de 60 minutos do hospital, e você tem certeza de que se trata de uma serpente venenosa e, além disto, as marcas dos dentes começam a inchar e doer, gaste 10 minutos tentando extrair parte do veneno. Use uma faca ou lâmina de barbear, de preferência esterilizada com álcool ou no fogo. Faça apenas um corte na direção maior de cada marca dos dentes (não faça incisões em cruz), de 6 a 12 mm de tamanho e suficientemente profundas para que atravessem a pele até a profundidade da marca da mordida (mais ou menos 3mm).

Primeiro, expulse o veneno apertando durante 1 a 2 minutos. A seguir, tente a sucção com um sugador ou com a boca por pelo menos 5 minutos. Após a sucção, lave muito bem as incisões com água e sabão. É preciso iniciar a sucção antes que se passem 10 minutos da mordedura, e a mesma não será útil após 30 minutos (Observação: a sucção sem as incisões são parcialmente eficientes).

3-Torniquete linfático para as mordidas nos braços e pernas

Retire os anéis e pulseiras. Se encontra-se a mais de 2 horas do hospital mais próximo, aplique um torniquete linfático entre a mordida e o coração, pelo menos 5cm acima da mesma para deter o fluxo linfático através dos vasos linfáticos. Use uma faixa larga com um envoltório de plástico ou uma meia. Aperte o torniquete o suficiente, mas não a ponto de impedir o fluxo de sangue nas veias e artérias. Se as veias ficarem saltadas, se a mão ou o pé ficam brancos ou o pulso desaparece, o torniquete está muito apertado. A Cruz Vermelha Americana recomenda que, uma vez que se tenha aplicado o torniquete, este não deve ser retirado até que se administre o soro anti-ofídico.

Nunca aplique gelo na área da mordida porque o gelo pode provocar congelação, o que aumenta o risco de danificar a pele.

Serpentes não Identificadas

Definição

Algumas vezes, quando a criança chama os pais, a serpente já desapareceu. Em outros casos, mata-se a serpente mas é difícil identificá-la por tanto caso mate-a, traga-a consigo. A maior parte das mordidas são de serpentes inofensivas, mas algumas precauções devem ser adotadas.

Cuidados domésticos com as mordidas de serpentes não identificadas

1-Tratamento

Geralmente, os dentes pequenos de uma serpente apenas deixam um arranhão que nem sequer perfura a pele. Nestes casos não se deve notar nenhuma marca das presas. Simplesmente lave bem a área da mordida com água e sabão. Se a pele está perfurada, peça que se aplique em seu filho uma vacina antitetânica de reforço se ele não recebeu nenhuma nos últimos 5 anos.
Procure imediatamente o médico de seu filho se:

- Houver marcas das presas.
- A área da mordida estiver inchada.
- Existirem bolhas de sangue ou manchas roxas na área da mordida.
- Seu filho apresentar algum sintoma nas próximas 6 horas.

Serpentes não Venosas

Definição

Quase todas estas mordidas ocorrem na tentativa de capturar uma cobra não venenosa, ou são produzidas por serpentes criadas como animais de estimação. Todas são inofensivas.

Cuidados domésticos

1-Tratamento

No geral, os pequenos dentes de uma cobra deixam um arranhão que nem sequer perfura a pele. Lave bem a área da mordida com água e sabão. Se a pele estiver perfurada, peça a aplicação de uma vacina antitetânica de reforço a seu filho, se ele não recebeu nenhuma nos últimos 5 anos.

2-Procure seu médico imediatamente se:

- Seu filho apresentar algum sintoma nas próximas 6 horas.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health" Bantam Books.
Copyright © 1999 Clinical Reference Systems