Artigos de saúde

Uso da cocaína pode levar a fraturas dos ossos do nariz e das órbitas

NEW YORK, Dec 29 - O uso da cocaína aspirada por muitos anos pode resultar em obstrução dos ductos lacrimais, o que eventualmente poderá ocasionar infecções oculares sérias e a destruição dos ossos das órbitas (onde se encontram os olhos), de acordo com pesquisadores da Flórida.

Os médicos por muitos anos já sabiam que o uso da cocaína destroi as narinas. Entretanto, um estudo publicado este mês na revista Archives of Ophthalmology é o primeiro a demonstrar que a inalação da cocaína a longo prazo causa uma doença chamada de Obstrução Adquirida do Ducto Nasolacrimal (NLDO). Se não for tratada, esta condição pode ocasionar sérias infecções oculares e eventualmente até a fratura da cartilagem e do osso do nariz, tanto como a fratura óssea das órbitas.

"Existem muitas causas deste tipo de obstrução dos ductos lacrimais,", disse à Reuters Healtho Dr. Davis Tse, oftalmologista e co-autor do estudo. "Mas, pelo que sei, o abuso da cocaína nunca foi identificado como uma causa antes, e para se ter uma suspeita clínica deve-se examinar o interior das narinas".

Os pesquisaddores avaliaram 6 anos de prontuários médicos do Bascom Palmer Eye Institute da Universidade de Miami. Eles encontraram 5 mulheres e dois homens que procuraram o Instituto devido a lacrimejamento nos olhos, e, em alguns casos, por dor intensa e edema ao redor dos olhos.

Todos os pacientes, inicialmente, negaram o uso de cocaína mas após o exame clínico ter revelado destruição nas narinas, eles admiram usar o cocaína por períodos que variaram de 5 a 20 anos.

Os pacientes eram portadores de inflamações crônicas com cicatrizes que obstruíram os ductos lacrimais, sendo que alguns deles apresentavam destruição óssea intensa nos seios da face e nas órbitas oculares. Tres dos pacientes apresentavam celulite das órbitas, uma infecção ocular grave. Os pacientes foram tratados com antibióticos e, em algumas situações, com cirurgia, para tratar as lesões. Em um dos pacientes foi necessário o uso de retalho de tecido da fronte de um paciente para proteger o olho do ar da cavidade nasal.

Os pesquisadores concluíram que oftalmologistas examinando pacientes adultos com lacrimejamento crônico e secreção consistente com NLDO adquirida devem procurar verificar se o problema é causado pelo uso crônico da cocaína.

"Se não ocorrer modificação do comportamento dos pacientes (abandonando a cocaína) , não há como tratar o problema," diz Tse. "Se a mudança não ocorrer, o tratamento irá falhar e um problema mais sério irá surgir."

Fonte: Archives of Ophthalmology 1999;117:1617-1622.
Publicado em Bibliomed Saúde em 03/01/2000

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.