Artigos de saúde

Acidentes automobilísticos e álcool

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- Introdução
- Dosagem de álcool no organismo
- Legislação
- Orientações e dicas

Introdução

As bebidas alcoólicas são drogas lícitas de fácil acesso. Por isso, muitas pessoas acham que o consumo delas em pequenas doses não interfere na sua capacidade de dirigir. Contudo, estudos mostram que mesmo em pequenas quantidades, o álcool já tornam os reflexos e a capacidade de tomar decisões mais lentos.

Poucos minutos após sua ingestão o álcool já atinge os principais órgãos vitais, alterando a comunicação entre os neurônios e diminuindo a resposta do cérebro ao organismo. As principais áreas do cérebro afetadas pelo consumo de álcool são o córtex frontal, que é responsável pela coordenação motora, e o cerebelo, responsável pelo equilíbrio e leitura espacial.

Quanto maior a concentração de álcool no sangue do motorista, maior probabilidade ele tem de provocar um acidente de trânsito. O sistema nervoso é a sede dos principais efeitos do álcool, onde age como potente depressor.

Dosagem de ácool no organismo

Para finalidades médicas, seria ideal a determinação da concentração do álcool no sangue, no ar exalado ou na urina. Respeitando as tolerâncias individuais, a regularidade e a quantidade de ingestão alcoólica, tem-se que:

- níveis baixos (50-150 mg%): provocam leves sintomas de intoxicação, com desinibição, euforia, incoordenação motora leve a moderada. Geralmente, estes níveis não exigem a intervenção do médico;

- níveis moderados (150 a 300 mg%): acometem o sistema límbico e o cerebelo, originando sonolência, instabilidade emocional, fala arrastada, ataxia e diminuição das respostas motoras.

- níveis acima de 300 mg%: acompanham-se de depressão mais acentuada das áreas anteriormente citadas e mais do sistema reticular ativador ascendente. Aumentam as disfunções motoras e cognitivas; há diminuição progressiva do estado de consciência, com letargia, estupor e coma. Pode ser necessária a intervenção médica.

- níveis muito altos (em torno de 500 mg%): predominam o acometimento bulbar com aprofundamento do coma, hipotermia, hipotensão e depressão respiratória. A morte ocorre raramente, estando associada à ingestão concomitante de outros depressores e aos comas prolongados (8-10h); ao ocorrer, geralmente sobrevém a morte por parada respiratória. É necessária a intervenção médica.

Em alguns indivíduos hipersensíveis, pode ocorrer o que se denomina intoxicação alcoólica patológica, provavelmente associada à epilepsia do lobo temporal. Após uso de pequenas quantidades de álcool, manifesta-se agitação extrema, acompanhada de confusão mental, desorientação e, às vezes, grande violência. Geralmente segue-se amnésia.

Legislação

O Código Brasileiro de Trânsito determina que qualquer quantidade de álcool ingerida, por mínima que seja, já impede o condutor de dirigir. Caso ele seja parado e comprovado o consumo de bebida alcoólica, o condutor pode ser punido de acordo com a gravidade: em pequenas doses, ele pode ser punido administrativamente, tendo seu direito de dirigir suspenso por 12 meses, sua carteira de habilitação recolhida, perda de sete pontos e retenção do veículo até que outro condutor habilitado se apresente para retirá-lo. Além disso, ele receberá uma multa com valor de R$2.934,70. Em caso de reincidência em 12 meses, o valor da multa é dobrado e a carteira de habilitação é cassada. Se motorista pego sob efeito de álcool apresentar capacidade psicomotora alterada, isso configura crime e ele pode ser condenado à prisão com pena que varia de seis meses a três anos. Além disso, se o motorista embriagado se envolver em um acidente de trânsito e causar a morte de alguém, ele pode ficar preso de cinco a oito anos.

Orientações e Dicas

Moderação é a palavra-chave no consumo de bebidas alcoólicas. Nunca se deve consumí-las de estômago vazio e nem misturar as destiladas com as fermentadas. O ideal é não consumir bebidas alcoólicas quando for dirigir. Nestes casos, deve-se optar por caronas, transpote coletivo ou aplicativos de transporte. Caso a pessoa não se sinta bem, deve-se entrar em contato com o serviço de urgência ou levá-la ao hospital mais próximo.

Copyright © Bibliomed, Inc. 26 de fevereiro de 2020.