Artigos de saúde

Informações Sobre a Doença de Chagas

Enzootia silvestre primitiva, a doença de Chagas espalha-se por toda a América Latina, desde o Sul dos Estados Unidos até a Patagônia.

O agente etiológico Trypanosoma (Schizotrypanum) cruzi (T. cruzi) circula na natureza parasitando mamíferos de pequeno porte (marsupiais, desdentados, roedores canídeos, morcegos etc.), sendo vetores os triatomíneos (Hemiptera reduviidae), insetos hematófagos estritos de ampla dispersão mundial.

A doença de Chagas humana (DCH) existe endemicamente por toda a América Latina, tendo se expandido com as movimentações ecológicas e sociais que sucederam a colonização européia do continente, especialmente após o século XVIII. Hoje a DCH acomete pelo menos 15 milhões de indivíduos, estando expostas à infecção entre 50 e 60 milhões de pessoas, em toda a área endêmica.20

Sinonímia: Tripanossomose americana, esquisotripanose, mal de Chagas.

O quadro clínico da fase aguda apresenta-se em geral assintomático ou oligossintomático, especialmente em grupos etários mais elevados, configurando-se assim uma forma aguda inaparente.

Este fato dificulta bastante a identificação dos pacientes agudos, em face da desvalorização do quadro pelo médico ou pelo próprio paciente, ou então sua confusão com quadros febris discretos e passageiros ("gripes", "viroses").

Os casos agudos aparentes configuram um conjunto mais ou menos definido de manifestações clínicas. Febre, sinais de porta de entrada, edema, hipertrofia de linfonodos, hepatomegalia e esplenomegalia são as mais características, devendo ser levadas em conta nas áreas endêmicas ou em pacientes submetidos a transfusão sangüínea.

A febre é o sintoma principal, ocorrendo em mais de 95% dos casos detectados. A temperatura eleva-se precocemente, oscilando entre 37 e 38ºC, num padrão intermitente-irregular, em geral com elevações vespertinas. As vezes, entretanto, pode ser contínua e alta.

Geralmente a febre acompanha-se de sintomas gerais, como astenia, mal-estar, dores musculares e inapetência, podendo ainda surgir cefaléias e artralgias.

Fonte: Doenças Infecciosas com Manifestações Dermatológicas - 1ª ed. 1994

Copyright © 2000 eHealth Latin America