Notícias de saúde

Depressão Pode Aumentar o Risco de Câncer de Mama

Por Nancy Deutsch

NOVA YORK (Reuters Health) - Mulheres com depressão severa podem ser mais propensas que mulheres não deprimidas a desenvolver câncer de mama, segundo um novo estudo.

Mesmo que essa relação ainda não seja muito consistente, pesquisadores acreditam que as mudanças hormonais que propiciam o aparecimento de alguns tipos de câncer podem ser detonadas pela depressão.

Os cientistas da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins estudaram 2.017 homens e mulheres para observar a relação entre a depressão e o câncer durante um período de 13 anos.

O aumento de risco para mulheres com câncer de mama -- o mais expressivo entre todos os tipos de câncer estudados -- foi pequeno e não pode ser medido com grande precisão pois "apenas 25 mulheres desenvolveram câncer de mama durante o período do estudo", disse o pesquisador Daniel E. Ford. Entre as 25 mulheres, três tinham um histórico de depressão profunda.

Há poucos fatores de risco conhecidos para o câncer de mama, mas uma causa estabelecida é não amamenta.

Um episódio de depressão em algum momento da vida parece aumentar o risco da mulher com a mesma intensidade que não amamentar, observou Ford.

Embora o efeito da depressão tenha sido pequeno, "a prevalência considerável dos distúrbios de humor (significa) que o peso desse risco possa ser considerável", informou o estudo publicado na edição de setembro do Cancer Causes and Control (Causas e Controle do Câncer).

"Não acho que a conclusão desse estudo seja que as mulheres com depressão devam se preocupar com o aparecimento de câncer de mama. Estes resultados precisam ser reproduzidos. Nossos planos são começar um novo estudo de observação", disse Ford à Reuters Health.

"Para mim, essas descobertas são outro exemplo de que a depressão é uma doença real, com conseqüências fisiológicas", acrescentou o pesquisador.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários