Notícias de saúde

Abandonar o cigarro aumenta expectativa de vida de mulheres em até 10 anos

30 de outubro de 2012 (Bibliomed).  Todos sabem que fumar faz mal, mas uma nova pesquisa apresenta um fato que pode levar muitas mulheres a finalmente encontrarem a motivação para abandonarem o cigarro. De acordo com pesquisadores do Reino Unido, mulheres que largam o tabagismo vivem até dez anos a mais do que aquelas que continuam fumando.

Fumar até a meia idade reduz a expectativa de vida, e mulheres no estudo que fumaram até os 40 anos tinham chances 1,2 maiores de morrerem ao longo de um período de 12 anos.

Porém, mulheres que fumaram durante toda a vida tinham uma probabilidade quase três vezes maior de morrerem durante esse mesmo período do que mulheres que nunca fumaram.

“Mulheres que nasceram ao redor de 1940 foram a primeira geração na qual muitas fumaram quantidades substanciais de cigarros através da vida adulta. Assim, apenas no século 21 pudemos observar diretamente os efeitos totais do tabagismo prolongado, e da cessação prolongada, na mortalidade prematura entre mulheres”, explica o pesquisador Sir Richard Peto, da Universidade de Oxford.

O estudo foi publicado no periódico Lancet.

Fonte: Live Science, 27 de outubro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários