Notícias de saúde

Dificuldade de sentir cheiros pode identificar psicopatas

24 de setembro de 2012 (Bibliomed).  Identificar psicopatas não é tarefa fácil, e pesquisadores estão sempre buscando formas de entender melhor as mentes desses criminosos para facilitar o controle das maldades praticadas por eles.

Os psicopatas são pessoas que normalmente são padronizadas por características como charme superficial, falta de empatia e tendências impulsivas. Uma nova pesquisa pode apontar outro ponto que ajudaria policiais a diferenciar os psicopatas de pessoas que não se encaixam nessa categoria.

No estudo, pesquisadores na Macquarie University (na Austrália) pediram a 70 universitários sem ficha criminal que identificassem odores como o cheiro de café, laranjas e couro.

Os participantes também tiveram que realizar testes de personalidade que abordaram seus níveis de empatia e de tendências de psicopatia. Eles tiveram que responder a um questionário onde era pedido que eles dessem uma nota entre um e cinco para afirmações como “eu elogio pessoas de propósito para que elas me apóiem” ou “pessoas às vezes dizem que eu tenho o coração frio”.

A análise dos resultados obtidos mostrou que havia uma relação entre pior capacidade de olfato e traços de personalidade que se encaixavam no padrão do psicopata.

A literatura médica mostra que pessoas que têm esse distúrbio têm menor funcionalidade nos lóbulos frontais do cérebro. Essa região está associada ao controle de impulsos e a capacidade de agir de acordo com normas sociais. O mau funcionamento nessa área cerebral também prejudica a habilidade do indivíduo de sentir cheiros.

Como psicopatas são raros (representando 1% da população) e podem tentar falsificar suas respostas em testes, o exame olfativo pode fornecer dados fisiológicos da doença, impedindo que esses indivíduos ocultem seu problema.

A pesquisa foi publicada no periódico Chemosensory Perception.

Fonte: Live Science, 20 de setembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários