Notícias de saúde

Maus hábitos podem causar a tendinite e a bursite

21 de setembro de 2012 (Bibliomed). A bursite e tendinite são manifestações diferentes, mas devido aos sintomas parecidos podem ser confundidas, alerta o Dr. Mauricio Hungria, médico ortopedista do Hospital Daher em Brasília.

É preciso ter atenção especial aos hábitos comuns do dia-a-dia como, por exemplo, a postura incorreta e a repetição excessiva. Segundo o especialista, quando mal executados, alguns hábitos podem ocasionar grandes prejuízos ao corpo e provocar a tendinite e a bursite.

A bursite é uma inflamação na bolsa (bursa) que protege as extremidades ósseas e as articulações. Essa inflamação ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos. Já a tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões podendo ser causada pelo esforço repetitivo de um mesmo movimento, má postura ou sobrecarga. Doenças reumáticas como lúpus, gota e artrite também são fatores desencadeantes da tendinite.

Medidas simples no dia-a-dia como caminhar, evitar carregar muito peso, praticar exercícios físicos, manter posição correta no trabalho, além de pausas durante esforços repetitivos, ajudam a prevenir a tendinite e a bursite.

Então fique atento a manifestação de dores e dificuldade em realizar certos movimentos e consulte sempre seu médico. Apenas ele poderá indicar o melhor tratamento no que diz respeito a fisioterapia, medicamentos ou intervenção cirúrgica para cada tipo de problema.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Daher. Press release. 18 de setembro de 2012.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários