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Empresas influenciam no consumo de bebidas esportivas

31 de julho de 2012 (Bibliomed). Bebidas isotônicas, conhecidas como bebidas esportivas ou energéticas, são consideradas por praticantes de exercícios físicos como um complemento essencial à pratica da atividade. Contudo, ainda existem poucas evidências que deixem claro os reais benefícios dessas bebidas para a saúde.

Segundo estudo publicado no British Medical Journal, empresas do ramo de produção de bebidas isotônicas estão patrocinando pesquisas que se relacionem à hidratação corporal. Como esses pesquisadores aconselham as organizações de medicina desportiva no desenvolvimento de diretrizes que guiam as recomendações para a prática de exercícios, as empresas podem influenciar nessas diretrizes e aumentar o consumo de suas bebidas.

As bebidas isotônicas começaram a se popularizar na década de 1960, quando um médico da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, produziu uma bebida à base de água, sódio, açúcar e fosfato de potássio com uma pitada de aroma de limão. A partir de então, o consumo dessas bebidas aumentou significativamente.

Segundo Tim Noakes, professor de saúde e ciência do exercício da Cape Town University, na África do Sul, a popularidade das bebidas esportivas é uma junção entre ciência e marketing criativo, que fez com que elas se tornassem “essenciais” à prática de exercícios. De acordo com Noakes, a indústria de bebida esportiva inseriu na sociedade a ideia de que a ingestão de líquidos é tão importante para o atleta quando o treinamento adequado. “Tornou-se comum para os atletas acreditar que o mau desempenho durante a corrida não foi culpa do treinamento, mas sim da sua má hidratação. Esta foi uma medida de sucesso das indústrias que condicionaram os atletas a acreditar que as bebidas isotônicas eram determinantes para o seu desempenho”, explica.

Nas Olimpíadas de Londres 2012, grandes multinacionais que fabricam bebidas isotônicas estão patrocinando o evento, o que vai aumentar ainda mais a popularidade dessas bebidas entre os atletas e entre o público em geral.

Fonte: British Medical Journal, 19 de julho de 2012

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