Publicidade

Notícias de saúde

Jovens atuais têm comportamentos semelhantes aos dos personagens do filme Jogos Vorazes

12 de abril de 2012 (Bibliomed). O filme Jogos Vorazes, baseado no best-seller de mesmo nome, é um sucesso de bilheteria nos Estados Unidos e também está levando muita gente ao cinema aqui no Brasil.

A trama do filme aborda uma sociedade distópica, onde jovens devem lutar até a morte em um reality show. Ao ver sua irmã mais nova ser sorteada para participar do jogo, a personagem principal Katniss Everdeen se voluntaria para tomar seu lugar.

Alguns aspectos das atitudes demonstradas pelos personagens no livro e filme não estão muito longe do comportamento de jovens na vida real. Muitas vezes, em famílias onde os pais não são presentes ou são incapazes de cuidarem dos filhos, o primogênito assume o papel de liderança, colocando os irmãos mais novos em primeiro lugar. Katniss é órfã de pai e sua mãe é emocionalmente instável, o que faz com que ela seja responsável por prover as necessidades da família, apesar de ressentir sua mãe por não ser mais forte. Outro aspecto interessante é que ao voluntariar para o reality show, a personagem está colocando o bem estar de sua irmã à frente do seu. Uma atitude normal para irmãos mais velhos.

O altruísmo que Katniss demonstra ao longo da história – ao poupar sua irmã e em outro momento quando ela se arrisca para ajudar outro jogador- também não é incomum, já que o medo e o estresse de experiências traumáticas tendem a aproximar pessoas, levando a conexões emocionais.

O filme mostra também como jovens podem formar alianças, se unindo uns aos outros em busca de proteção. Nas obras os participantes do jogo se unem em grupos, e essa atitude é importante para a sobrevivência dos personagens, mas na vida real as pessoas também se beneficiam de relações próximas. Jovens buscam outros jovens que tenham interesses semelhantes, formando grupos de amigos.

As situações vivenciadas pelos personagens do filme são extremas, mas as ações demonstradas por eles podem ser vistas nos relacionamentos pessoais cotidianos. Apesar de livro e filme se passarem em um mundo fantasioso, alguns aspectos podem ser facilmente transcritos para a nossa realidade, debatendo questões importantes da nossa sociedade.

Fonte: Live Science, 11 de abril de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: