Notícias de saúde

Mastigação correta beneficia a saúde

09 de abril de 2012 (Bibliomed).  Desde criança a gente escuta que devemos mastigar bem os alimentos antes de engoli-los. Mas, você já parou para pensar na maneira como você mastiga e em quais benefícios você pode tirar disso?

A mastigação é o primeiro processo da digestão, que se feita de maneira errada pode causar problemas. Segundo especialistas, o ideal é a mastigação bilateral, ou seja, o alimento deve estar nos dois lados da boca, seja de forma simultânea ou alternada. Os movimentos devem ser verticais e a mandíbula deve ter rotação.

A mastigação funciona como uma atividade física para a boca e língua, além de contribuir para a saúde dos dentes e o bom funcionamento do sistema digestivo. Mastigar corretamente também é importante para emagrecer, porque quando o alimento chega ao intestino bem triturado, o sistema digestivo funciona corretamente.

Ao se mastigar de forma errada pode-se ter problemas na arcada dentária, distúrbios na articulação temporomandibular (ATM), dores crônicas de cabeça. Muitos fatores podem levar à mastigação incorreta, como estresse, problemas odontológicos, o próprio ATM, alterações respiratórias, e mesmo a correria do dia-a-dia.

Para mastigar corretamente, é importante colocar na boca pequenas porções de alimento e ficar atento em qual lado ele está, para, na próxima porção, colocá-lo no outro lado. Os primeiros movimentos devem ser verticais, como o de abrir e fechar a boca, e depois rotatórios, para pulverizar o alimento.

Em caso de dores ou dificuldade para mastigar, o ideal é procurar profissionais especializados, como dentistas e endocrinologistas.

Fonte: Prontuário de Notícias, 04 de abril de 2012.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários