Notícias de saúde

Frutas cítricas reduzem o risco de derrame em mulheres

24 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). Mulheres que seguem dietas ricas em frutas cítricas, como laranjas e toranjas, podem correr riscos menores de sofrerem um derrame.

Em um estudo realizado na Universidade de East Anglia (Inglaterra), pesquisadores acompanharam 69,622 mulheres durante 14 anos, pedindo que elas reportassem detalhadamente sua alimentação a cada quatro anos.

Os resultados da análise dos pesquisadores mostraram que as mulheres que consumiam maIs frutas cítricas tinham chances 19% menores de terem um derrame isquêmico (quando o fluxo de sangue ao cérebro é bloqueado) do que mulheres que não tinham o mesmo hábito.

Já foram feitos estudos que avaliam os benefícios que podem ser obtidos através do consumo de frutas em geral. Essas pesquisas mostram que os flavonóides (compostos encontrados em frutas, vegetais, chocolate amargo e vinho tinto) beneficiam a saúde, mas apenas os flavonóides encontrados em frutas cítricas ajudam na prevenção do derrame. Esse tipo de frutas possui um subgrupo de flavonóides, os flavanones, que são os responsáveis por esse efeito protetor.

Apesar de os flavanones serem encontrados em sucos de frutas cítricas, os pesquisadores aconselham que as pessoas escolham consumir a fruta em si, já que a maior parte dos sucos comerciais contém grandes quantidades de açúcar.

A pesquisa foi publicada no periódico Journal of the American Heart Association.

Fonte: Live Science 22 de fevereiro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários