Notícias de saúde

Teve um dia ruim? Sonhar pode ajudar você a se sentir melhor

01 de dezembro de 2011 (Bibliomed). Quando enfrentamos um dia ruim, cheio de problemas e experiências desagradáveis, sonhos podem nos ajudar a nos sentirmos melhores. Quando estamos sonhando, estamos no estágio de sono conhecido como movimento rápido dos olhos, ou R.E.M. Nesse estágio, o cérebro processa as experiências emocionais vividas em um ambiente seguro, e quando os níveis de estresse estão baixos. Esse processo ajuda a reduzir a ansiedade emocional de memórias ruins.

“Nós acordamos no dia seguinte, e essas experiências foram suavizadas em sua força emocional. Nós nos sentimos melhor em relação a elas, nós sentimos que nós conseguimos (lidar com elas)”, explica o pesquisador Matthew Walker, da Universidade da Califórnia (EUA).

Walker e uma equipe de cientistas fizeram um estudo sobre o tema com 35 adultos saudáveis. O estudo mostrou que durante o sono R.E.M., as memórias são reativadas, colocadas em sob novas perspectivas, associadas e reintegradas em um estado em que o cérebro está mais ‘calmo’, melhorando qualidade de sono e reduzindo a ocorrência de pesadelos.

A descoberta traz novidades também para o transtorno de estresse pós-traumático. Pessoas sofrendo desse distúrbio podem ter problemas para se recuperarem porque as emoções de experiências traumáticas não são processadas de forma apropriada nas suas memórias durante o sono. Existem estudos que mostram que pessoas com transtorno de estresse pós-traumático e outros distúrbios de humor têm padrões de sono que sofrem interrupções.

A pesquisa foi publicada no dia 23 de novembro no periódico Current Biology.

Fonte: Live Science 23 de novembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários