Notícias de saúde

Tosse não é brinquedo

19 de maio de 2011 (Bibliomed). Muitas pessoas nem se importam mais com ataques de tosse, que podem ou não ser freqüentes. Mas, especialistas alertam que a tosse não deve ser considerada algo normal, pois é o primeiro sintoma de diversas doenças, algumas graves.

“Esse sintoma é sinal de que há alguma coisa errada nas vias respiratórias. É um mecanismo de defesa do organismo contra uma inflamação, irritação ou infecção nas vias aéreas, que seguem do nariz ao pulmão”, lembra dr. Oliver Nascimento, pneumologista e diretor de assuntos científicos da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

Pessoas que sofrem ataques freqüentes de tosse costumam usar medicamentos para inibir o sintoma no lugar de procurar um médico. Nascimento diz que nenhum inibidor deve ser usado, e que só o um especialista poderá avaliar a gravidade da tosse, que pode ser desde uma reação alérgica até doenças sérias como tuberculose, câncer de pulmão, asma, rinossinusite crônica, doença do refluxo gastroesofágico e a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

O médico explica que há casos em que inibidores de tosse são indicados pelos médicos, como os de tosses residuais, ou seja, quando a gripe já foi tratada, mas o quadro de tosse persiste. Nascimento lembra que a automedicação pode colocar a saúde em risco e que o diagnóstico precoce é fundamental para garantir o sucesso no tratamento.

Fonte: Press Release, Acontece Comunicação e Notícias, 17 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários