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Aproveite a páscoa sem excessos

20 de abril de 2011 (Bibliomed). É complicado manter a dieta durante a páscoa, mas algumas atitudes podem ajudar a pessoa a não exagerar no chocolate e outros pratos típicos da época.

A nutricionista Cíntia Curioni explica que “não há problema em cometer excessos por um ou dois dias, se depois a pessoa mantiver uma alimentação balanceada, consumindo, diariamente, frutas, verduras e legumes, fazendo quatro ou cinco refeições equilibradas diariamente e evitando frituras”.

Para os pratos salgados, é interessante que a pessoa prefira peixes frescos ao bacalhau. Os peixes frescos são menos calóricos, tendo aproximadamente 100 calorias em 100 gramas.

Os chocolates amargos são os mais indicados para quem quer fazer escolhas mais saudáveis. Eles são menos gordurosos e possuem uma substância que ajuda a prevenir doenças do coração e diminuem a quantidade de colesterol LDL (o colesterol ruim). Quem faz o próprio ovo pode ainda adicionar frutas secas à receita. Para comer o doce de forma equilibrada, o ideal é que a pessoa não consuma mais de 30 gramas de chocolate por dia, quantidade que equivale a uma barra pequena.

Atenção especial deve ser dada às crianças. As taxas de obesidade infantil vêm aumentando e para elas é difícil controlar a alimentação. “Às vezes, elas ganham dez, quinze ovos de Páscoa e não têm condições de consumir tudo isso de forma saudável e equilibrada”, afirma Curioni.

Com bom senso, é possível aproveitar o feriado sem perder o controle da alimentação, evitando também a sensação de arrependimento que vem após os dias de excesso.

Fonte: SPS Comunicação 7 de abril de 2011

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