Publicidade

Notícias de saúde

Acne pode provocar depressão

21 de março de 2011 (Bibliomed). Popularmente conhecida como espinhas, a acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Na puberdade, com o aumento da produção desses, elas aparecem e atormentam os adolescentes. Além de afetar a aparência, a acne pode causar problemas emocionais, como ansiedade, depressão, distúrbios alimentares e queda na autoestima e qualidade de vida.

"A depressão é comum entre os adolescentes e acne pode contribuir para isso, mas existem tratamentos eficazes disponíveis para tratar a acne”, afirma Steven Feldman, um dos autores da pesquisa realizada no Center for Dermatology Research, da Wake Forest University Baptist Medical Center Analisando 16 estudos publicados referentes aos efeitos da acne na vida dos adolescentes, os pesquisadores descobriram que a gravidade da acne influencia diretamente nos sintomas de ansiedade, depressão e baixa autoestima.

Um dos estudos analisados pela equipe de Feldman, que foi realizado com 1500 adolescentes, mostrou que 48% desses relataram que a acne afetou sua vida diária. Nesse grupo afetado, o efeito variou de acordo com a gravidade da acne percebida (39% para a acne leve, 52% para a acne moderada, e 67% para a acne severa).

A percepção de severidade da acne está correlacionada com as relações dos adolescentes com seus amigos e familiares. Segundo o estudo, o percentual de adolescentes com acne, que se sentiu solitário (58%) ou ansioso (56%) foi maior ou igual à de pacientes com doenças mais graves, como diabetes, câncer, epilepsia, distúrbios psiquiátricos e cística fibrose.

Em casos mais graves, a acne pode levar a distúrbios psicológicos que precisam de tratamento profissional. Pesquisa realizada na Nova Zelândia com 9500 adolescentes mostrou que o desenvolvimento de acne severa está associado a pensamentos suicidas.

Fonte: MedScape, 17 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: