Notícias de saúde

Começar a beber mais cedo associa consumo de álcool a estresse

21 de março de 2011 (Bibliomed). Pessoas que começam a consumir bebidas alcoólicas muito jovens têm mais chances de desenvolverem o hábito de usar esse consumo como uma forma de lidar com o estresse.

Pesquisadores usaram 306 pessoas que estavam participando de um estudo desde a infância para responderem a um questionário quanto ao uso de álcool. Todos os jovens tinham tendência ao alcoolismo, e eles foram entrevistados durante a adolescência e aos 22 anos. Os participantes que passavam por mais situações estressantes do que o normal e começaram a beber aos 13 anos consumiram duas vezes mais a quantidade de álcool do que outros que começaram a beber quando eram mais velhos.

A pesquisadora Dorothea Blomeyer (do Central Institute of Mental Health in Mannheim, na Alemanha) explica que os participantes agiam de acordo com um padrão que relaciona o consumo de álcool ao estresse – bebendo mais em quantidade de bebida, e não em quantidade de dias. Os motivos que levavam essas pessoas a beber eram problemas sérios, como complicações no trabalho. Pequenos aborrecimentos diários não os levavam a esse comportamento.

Ela acredita que isso pode acontecer porque o álcool causa efeitos fisiológicos em cérebros em desenvolvimento e pode alterar os circuitos de recompensa, fazendo com que o consumo do álcool sob situações estressantes seja mais recompensador e se torne uma forma de lidar com os problemas.

Fonte: Live Science 17 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários