Notícias de saúde

Programa de educação em saúde baseado no futebol é eficaz e bem aceito

04 de agosto de 2010 (Bibliomed). Um estudo publicado na revista British Journal of Sports Medicine desenvolveu, implementou e avaliou um programa interativo de educação em saúde baseado no futebol para crianças na África do Sul. 

Participaram do estudo 370 crianças que compuseram dois grupos de intervenção (Sexta série: 125; sétima série: 131) e um grupo controle (sétima série: 114). Os participantes foram submetidos a 11 sessões de 90 minutos contando com jogo de futebol e atividades de educação em saúde. Foram aplicados questionários de conhecimentos em saúde, contando com 20 questões, a todos os participantes.

As crianças do grupo intervenção da sétima série apresentaram significativo aumento (p <0,05) na proporção de respostas corretas para nove das 20 questões de conhecimento de saúde após a intervenção, e esses aumentos foram mantidos três meses após a intervenção. O grupo de intervenção da sexta série mostrou um aumento significativo na proporção de respostas corretas para 15 de 20 questões de conhecimentos sobre a saúde após a intervenção. O grupo controle apresentou um aumento significativo na proporção de respostas corretas para uma das 20 questões. Mais de 90% das crianças responderam positivamente ao programa de educação em saúde. 

Os autores concluíram que é possível implementar um programa de educação em saúde baseado no futebol, na África, que melhore os conhecimentos sobre saúde, e que seja bem aceito pelas crianças.

Fonte: British Journal of Sports Medicine, Volume 44, Issue 8, 2010, Pages 546-554

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários