Notícias de saúde

Atividades físicas podem ajudar no controle da asma, indica estudo

21 de junho de 2010 (Bibliomed). Apesar de os exercícios físicos, frequentemente, desencadearem sintomas de asma em algumas pessoas, há evidências de que asmáticos fisicamente ativos têm melhor controle da doença respiratória do que os sedentários, segundo especialistas da Universidade de York, no Canadá. Em estudo com 36 adultos com asma, os pesquisadores descobriram que aqueles que não conseguiam controlar completamente a doença com medicação apresentavam bons resultados com a inclusão de atividades físicas em sua rotina.

Publicados na edição de junho do European Respiratory Journal, os resultados indicaram que os 18 pacientes que participaram de um programa de exercícios supervisionados - atividades aeróbicas três dias e musculação um dia por semana - por três meses tiveram uma melhora significativa no controle dos sintomas, passando da categoria “relativamente bem controlado” para a “bem controlado”. Além disso, o grupo que se exercitou apresentou ganhos em qualidade de vida associada à doença, incluindo melhorias na capacidade de realizar as atividades diárias e no bem estar emocional.

“A mensagem deste estudo é que 30 minutos de exercícios aeróbicos em intensidade moderada a vigorosa três dias por semana podem levar a melhorias significativas no controle da asma”, destacou a pesquisadora Shilpa Dogra. De acordo com a especialista, apesar de o estudo ter utilizados exercícios supervisionados, os asmáticos podem aumentar seus níveis de atividades físicas por si mesmos, mas apenas após consultarem seu médico.

Por causa das limitações do estudo, como a pequena quantidade de pacientes avaliados, mais pesquisas são necessárias para confirmação dos benefícios das atividades físicas no controle dos sintomas respiratórios e para avaliar se os resultados são similares no caso das crianças.

Fonte: European Respiratory Journal. 07 de junho de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários