Publicidade

Notícias de saúde

Uso de ecstasy aumenta os riscos de apneia do sono, aponta estudo

03 de dezembro de 2009 (Bibliomed). Os usuários da droga sintética ecstasy podem ter maior risco de desenvolver apneia do sono – condição marcada por interrupções na respiração durante o sono e ronco alto, que pode levar a problemas cognitivos e cardiovasculares –, segundo estudo da Universidade Johns Hopkins. Usada principalmente em boates e raves, a droga, segundo os pesquisadores, afeta o neurotransmissor serotonina, que controla os padrões de sono e de respiração – e esse poderia ser o mecanismo responsável pela associação da droga com a apneia.

Avaliando, em laboratório, 71 pessoas saudáveis que eram usuários "recreacionais" de ecstasy – que tinham usado pelo menos 25 vezes, mas estavam livres da droga duas semanas antes do início do estudo – e 62 que nunca usaram a droga, os cientistas descobriram que os usuários tinham mais de oito vezes maior risco de episódios de apneia e hipopneia (redução do fluxo de ar durante o sono) enquanto dormiam, comparados com os não-usuários. Além disso, apesar de as taxas de apneia leve serem similares nos dois grupos, apenas os usuários de ecstasy tinham apneia moderada e severa.

De acordo com os pesquisadores, o estudo também sugere que, quanto maior o uso da droga, maiores as taxas de apneia. E os riscos do problema respiratório seriam maiores nessas pessoas do que entre os obesos, que também enfrentam maior risco de apneia.

"Pessoas que usam ecstasy precisam saber que esta droga prejudica o cérebro e pode causar problemas perigosos e imediatos, como apneia do sono, destacou a pesquisadora Una McCann, líder do estudo, em nota para a imprensa. "A apneia do sono por si mesma é perigosa, mas pode também contribuir para problemas cognitivos em pessoas que usam ecstasy, porque o distúrbio crônico do sono é conhecido por ter um efeito negativo em como uma pessoa ‘funciona’ durante o dia", completou.

Fonte: Neurology. Dezembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: