Notícias de saúde

A poluição do ar e o surgimento de asma em adultos

02 de outubro de 2009 (Bibliomed). A poluição do ar associada ao tráfego está relacionada com o surgimento de asma na infância, mas o seu efeito no surgimento de asma em adultos é pouco estudado. Pesquisadores europeus e norte-americanos utilizaram o estudo SAPALDIA para investigar as associações entre a incidência de asma e as mudanças na matéria particulada maior do que 10µm de diâmetro (TPM10) relacionada ao tráfego no ambiente externo das casas ao longo de 11 anos.

Foram incluídos neste estudo participantes entre 18 e 60 anos que nunca fumaram, sem asma prévia, no ano de 1991. Os participantes que relataram um diagnóstico médico de asma durante o acompanhamento foram considerados casos incidentes.

Entre os 2725 participantes que nunca fumaram, 41 relataram asma iniciada em 2002. As concentrações externas à residência de TPM10 aumentaram durante o intervalo (média -0,6; variação -9 a +7,2). A incidência de asma foi associada com mudanças na concentração de TPM10. O hazard ratio (1,30 IC95% 1,05-1,61) para cada mudança de 1µgm3 na TPM10 não foi sensível às correções (educação, exposição no ambiente de trabalho, tabagismo passivo, alergias ou asma nos pais, efeitos regionais, função pulmonar, ou co-poluentes como TPM10 regional, secundário, ou proximidade a ruas movimentadas).

Foi possível concluir que os dados sugerem uma participação da poluição relacionada ao tráfego no surgimento de asma em adultos. Condições individuais de tempo, espaço e recursos de exposição à poluição relacionada ao tráfego é uma característica forte do SAPALDIA. Esse fato pode explicar porque os achados foram significativos apesar do número limitado de casos novos. Já que a poluição do tráfego é prevalente, os achados podem ser de relevância substancial para a saúde pública.

Fonte: Thorax. Volume 64, 2009. Pages 664-670

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários