Notícias de saúde

Cai procura por cursos de medicina nos EUA

CHICAGO (Reuters) - A procura por escolas de medicina nos Estados Unidos caiu 6 por cento no ano passado, a terceira queda consecutiva anual, com mulheres respondendo por uma proporção crescente dos 38.529 candidatos, afirmou um novo levantamento.

Em uma edição dedicada à educação médica, pesquisadores da Associação Médica Americana informaram na terça-feira na publicação da organização que o número de 38.529 candidatos em 1999 era consideravelmente superior aos 27.000 registrados na década de 80, mas era menor do que o pico de cerca de 47.000 em 1996.

De acordo com o estudo, o número de homens caiu 9 por cento para 21.096 candidatos, enquanto que o número de mulheres diminuiu somente 2 por cento, com 17.433 candidatas. O número de candidatos de minorias caiu cerca de 7 por cento para 4.181 candidatos.

O estudo descobriu ainda que os candidatos de 1999 tinham médias um pouco superiores à media daqueles que se candidataram em 1998.

O estudo não apontou uma razão para a queda no número de candidatos, mas normalmente pode ser traçada de acordo com oportunidades de carreira na economia como um todo.

Barbara Barzansky, autora do estudo, afirmou que dos 66.550 matriculados em 125 escolas médicas, 44 por cento eram mulheres.

Outros estudos divulgados na mesma publicação indicaram que membros de minorias das escolas médicas norte-americanas estavam menos propensos a serem promovidos e eram sub-representados em comitês de admissão.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários