Notícias de saúde

Obesidade atinge um quinto das crianças de quatro anos nos Estados Unidos

20 de abril de 2009 (Bibliomed). Um estudo da Universidade do Estado de Ohio e da Universidade Temple indica que um quinto das crianças de quatro anos de idade nos Estados Unidos já são obesas. Essa proporção significa que cerca de meio milhão de crianças pequenas já enfrentam problemas com seu peso e gordura corporal, o que preocupa os especialistas e autoridades de saúde do país.

“As evidência cumulativas são alarmantes”, disse o pediatra e especialista em saúde pública Glenn Flores, da Universidade do Texas, que não está envolvido com a pesquisa. “Sem intervenções, a próxima geração estará sob alto risco de doença cardíaca, pressão alta, cânceres, doenças articulares e outros problemas ligados à obesidade”, complementou.

O estudo incluiu uma análise de dados nacionais sobre altura e peso de 8550 crianças nascidas no ano de 2001. E mostrou também a diferença étnica na obesidade infantil: a obesidade estaria presente em quase 13% das crianças asiáticas, em 16% das brancas, em quase 21% das negras, em 22% das hispânicas e em 31% das descendentes de índios americanos.

Para combater esse problema de saúde pública, os especialistas recomendam iniciativas governamentais, principalmente direcionadas aos grupos étnicos menos favorecidos, para melhorar o acesso das pessoas a frutas e hortaliças frescas e para incentivar a prática de atividades físicas desde cedo.

Fonte: Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine. 04 de abril de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários