Notícias de saúde

Estudo indica que sistema imunológico funciona melhor durante o sono

17 de dezembro de 2008 (Bibliomed). Um estudo apresentado neste mês no Encontro Anual da American Society for Cell Biology indica que a melhor forma de manter a saúde é dormir bem. De acordo com pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo, funciona melhor durante a noite, matando bactérias.

Testes com moscas revelaram que aquelas infectadas por bactérias perdiam seu ritmo circadiano saudável, que mantêm o corpo humano em um ciclo saudável de alimentação e sono. Os resultados indicaram que, quando as moscas eram infectadas à noite, tinham maiores chances de sobrevivência do que quando eram infectadas durante o dia.

“As proteínas circadianas regulam as funções restauradoras, como respostas específicas do sistema imunológico, durante o sono, quando os animais não estão engajados em atividades metabolicamente dispendiosas”, explicaram os autores.

Os cientistas observaram também, em alguns desses insetos com relógio circadiano mutante, uma baixa atividade fagocítica – processo que “limpa” as infecções bacterianas e alguns cânceres e distúrbios neurodegenerativos. E a atividade desse fator do sistema imunológico seria mais intensa nos períodos de descanso, indicando a importância do sono para a saúde geral.

Fonte: American Society for Cell Biology’s 48th Annual Meeting. 13 de dezembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários