Notícias de saúde

Exercícios respiratórios melhoram qualidade de vida de asmáticos

09 de dezembro de 2008 (Bibliomed). A prática de exercícios respiratórios pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com asma, reduzindo ansiedade e depressão, mas não diminui a necessidade do uso de medicamentos inaladores, segundo estudo escocês publicado na revista cientifica Thorax

Estudos anteriores sugerem que a quantidade de sintomas experimentados por esses pacientes está associada ao grau de controle que eles sentem ter sobre suas vidas. No novo estudo, os pesquisadores destacam que os exercícios respiratórios podem beneficiar esses pacientes em que a asma não é bem controlada.

Os especialistas da Universidade de Aberdeen avaliaram cerca de 200 adultos em tratamento contra asma de moderada a severa, metade dos quais foram submetidos a três sessões de exercícios respiratórios sob coordenação de um fisioterapeuta, enquanto os outros recebiam informações e conselhos sobre a doença.

Após um mês, ambos os grupos apresentaram melhoras na qualidade de vida. Porém, após seis meses, os pacientes que realizaram a atividade com o fisioterapeuta apresentavam, consideravelmente, menos ansiedade e menos depressão, além de tendência a controlar melhor a asma, comparados com o outro grupo.

Com os resultados, os especialistas recomendam o acréscimo desse tipo de exercício nos cuidados convencionais de um paciente asmático, destacando que essa prática, de forma alguma, pode substituir o tratamento medicamentoso.

Fonte: Thorax. 03 de dezembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários