Notícias de saúde

Antidepressivos podem ajudar a combater câncer, indica estudo

16 de setembro de 2008 (Bibliomed). Os antidepressivos podem aumentar a resposta imunológica do organismo, ajudando-o a combater o câncer, segundo estudo publicado na revista do Instituto Europeu de Oncologia.

De acordo com os autores, essa classe de medicamentos também pode ajudar a amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia, melhorando o sono, estimulando o apetite, combatendo a dor e evitando sintomas depressivos. Além disso, eles reduziriam a severidade e a freqüência das ondas de calor e poderiam parar os vômitos causados pelo tratamento.

Com a revisão da literatura sobre o assunto, os pesquisadores concluíram que isso ocorre porque os antidepressivos afetam os níveis de substâncias do cérebro chamadas de prostaglandinas, que são responsáveis pela função e disfunção celular.

Eles descobriram que, inibindo essas substâncias, o câncer poderia ser “desligado”. Porém, as mesmas prostaglandinas, poderiam acelerar a doença. Por isso, na publicação, eles destacam que a resposta ao antidepressivo é muito específica, pois, assim como há pacientes que não respondem às drogas, esses medicamentos poderiam ter propriedades pró ou anti-câncer.

Por causa desse paradoxo das prostaglandinas, os especialistas sugerem mais estudos com observação clínica intensiva antes de qualquer recomendação, além de indicar a limitação do uso dos antidepressivos em futuros testes.

Fonte: IrishHealth. 13 de novembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários