Notícias de saúde

Diabetes tipo 1 é, muitas vezes, erradamente associado à obesidade

06 de agosto de 2008 (Bibliomed). Pais de crianças com diabetes tipo 1 dizem que a condição está cada vez mais sendo confundida com a forma da doença relacionada à obesidade. Em estudo da Fundação de Pesquisa sobre Diabetes Juvenil, na Austrália, metade dos pais consultados relataram que são frequentemente culpados pela doença dos filhos por pessoas que confundem a condição auto-imune com diabetes tipo 2.

Estimativas da instituição indicam que cerca de 700 mil australianos sofrem de diabetes, mas apenas 13% tem o tipo 1, caracterizado por pequena ou nenhuma produção de insulina, se desenvolvendo geralmente na infância. O diabetes tipo 2, por outro lado, é uma condição que é normalmente desenvolvida mais tarde e que está intimamente associada à obesidade, má alimentação e sedentarismo, que atrapalham a utilização eficiente da insulina.

Avaliando 2,3 mil pessoas, entre pacientes e familiares, os especialistas observaram que a grande publicidade do diabetes tipo 2 e sua relação com a obesidade criaram uma cultura de culpa que afeta as pessoas com o tipo 1 da doença.

“Há um sentimento de que o público leigo, e até alguns profissionais de saúde, não entende o diabetes tipo 1, e isso pode ter um terrível impacto negativo nas pessoas com a doença”, explicou Mike Wilson, chefe executivo da fundação.

 Metade dos pacientes adultos ou pais relataram já terem consultado um médico que parecia saber pouco sobre a doença. E um em cinco pacientes não classificaria sua condição como bem controlada, resultados que preocupam os especialistas, já que o tratamento adequado pode reduzir o risco de derrame, cegueira e amputações.

Fonte: Brisbane Times. 05 de agosto de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários