Notícias de saúde

Aumento do uso dos antidepressivos e diminuição das taxas de suicide: existe relação direta?

29 de abril de 2008 (Bibliomed). Alguns estudos têm indicado que o uso de antidepressivos está relacionado a uma mudança na taxa de suicídios.

Para buscar mais informações a respeito desta relação, uma nova pesquisa analisou todos os indivíduos com idades de 50 anos ou mais vivendo na Dinamarca no período de 1º. de janeiro de 1996 a 31 de dezembro de 2000 (N = 2.100.808 pessoas). Foram analisadas as taxas de suicídio nesta população, decompostas de acordo com tratamento antidepressivo utilizado. A pesquisa foi publicada na revista Journal of Epidemiology and Community Health.

Nos resultados observados, somente um em cinco adultos na faixa de idade analisada, e que morreram por suicídio estavam em tratamento com antidepressivos na ocasião da morte. Entretanto, as estatísticas indicaram que os indivíduos sob tratamento ativo com antidepressivos parecem levar a uma diminuição de 10% na taxa de suicídios.

Os autores acreditam que uma diminuição adicional nas taxas de morte por suicídio nesta população com 50 anos ou mais poderia ser conseguida com um tratamento mais efetivo com antidepressivos.

Fonte: Journal of Epidemiology and Community Health 2008;62:448-454

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários